quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os pacientes querem se “conectar” aos seus médicos


Muito se fala sobre a mudança de comportamento dos pacientes/clientes em relação ao que esperam do atendimento médico. Cada vez mais desejam informações detalhadas sobre seu estado de saúde, ótimo hábito, porém a busca nem sempre é feita em sites confiáveis. Para dar uma dimensão sobre o impacto da internet nesta relação, uma recente pesquisa com 39000 pacientes revelou que quase 40% pesquisam seu diagnóstico online. Porém, a grande maioria do acesso é realizada em sites sem qualquer tipo de controle das informações. Na verdade esta busca reflete muito mais a fragilidade do processo de orientação do que apenas curiosidade. Veja os dados de uma pesquisa realizada em Chicago com mais de 1000 pacientes adultos sobre o que mais aumentaria sua satisfação com o atendimento:

31% desejam receber mais atenção após a consulta

26% receber mais orientação sobre sua doença

23% poder marcar a consulta ou tratamento em horários alternativos

6% áreas mais confortáveis

Na verdade os pacientes/clientes querem estreitar sua relação com seu médico e estão dispostos a pagar por isto (ao menos nesta pesquisa). A solução encontrada é criar canais diretos de comunicação online entre médicos, hospitais, clínicas com seus pacientes para dirimir dúvidas e construir uma relação mais duradoura. Está aí mais um paradigma a ser quebrado utilizar a informática em saúde como ferramenta de humanização.
Pesquisa disponível no www.doctorsdirect.com

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