sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Atendimento integral

O que esperamos como clientes, tanto médicos quanto pacientes, de um hospital? E o que nos faz escolher uma instituição? Sem sombra de dúvida, a resposta é segurança, resolutividade e conforto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os hospitais que garantem um atendimento integral melhoram os indicadores de adoecimento e morte, bem como a qualidade de vida dos doentes. Ou seja, a estrutura hospitalar continua sendo o pilar da boa assistência, e uma organização planejada resulta em uma rede assistencial bem organizada, de alta complexidade, e garante um diagnóstico mais qualificado e oportuno.
Além dessa integração assistencial, os melhores indicadores de desempenho e menores dificuldades de acesso, controle e avaliação de serviços são verificados com maior evidência nos hospitais do que nos serviços isolados.
Assim, os hospitais de referência no País, como o Sírio-Libanês, o Oswaldo Cruz e o Albert Einstein seguem este caminho na oferta de espaços que permitem o atendimento de todos os agravos em saúde de alta ou baixa complexidade, em um ambiente muito mais seguro, prático e confortável para os clientes.
Essa quebra de paradigma, pelas instituições hospitalares, é mais do que necessária, a fim de que se possa deixar de ser apenas um "hospital de tratamento de doentes", e passar a ser um ambiente de promoção da saúde, o qual aborda, indiscutivelmente, os aspectos que compõem a visão global do ser humano e da sociedade.
O fato de adoecer não diminui, ao contrário, aumenta a busca por conforto físico e psíquico. Esta mudança profunda só será possível para as instituições que vislumbrem este momento como algo necessário e inevitável. Agregar, num mesmo espaço, atendimento integral e os confortos da vida moderna são primordiais para o sucesso de qualquer instituição de saúde neste novo ciclo de crescimento e desenvolvimento. O caminho será oferecer aos clientes com procedimentos ambulatoriais a segurança de uma estrutura completa; e aos procedimentos complexos, o conforto dos atendimentos ambulatoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário